Saiba qual o formato de óculos de sol para seu tipo de rosto

January 9, 2018

 

Essenciais em qualquer estação do ano, os óculos escuros se tornam indispensáveis na montagem do look diário e na proteção dos olhos. Mas, é preciso estar atento na hora de fazer a sua escolha. Apesar da grande variedade de modelos, cores e tamanhos, alguns podem trazer também perigos por não contarem com o fator de proteção recomendado.

 

O oftalmologista Igor Államo alerta inicialmente que os óculos vendidos por camelôs jamais devem ser comprados. “Esses óculos não têm proteção contra os raios solares”. Ele orienta que a compra deve ser feita em uma ótica de confiança e com a exigência do pedido de autenticidade das lentes. “As lentes devem proteger contra os raios UVA e UVB, danosos à saúde dos olhos”, explica. Igor conta que o uso de óculos de sol é essencial em cidades com grande incidência de sol, como é o caso de Maceió.

 

A exposição excessiva dos olhos ao sol pode causar várias doenças, como Pterígio, que é a carnosidade no canto branco dos olhos, e a catarata. “Alguns estudos demonstram que quanto maior a exposição dos olhos ao sol, maior é a incidência de catarata”, revela.

 

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) reforça as colocações do oftalmologista. Ele orienta, após vários estudos, que ao comprar um óculos de sol deve-se levar em consideração o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. Esta informação deve estar disponível no momento da compra, seja através de adesivo afixado aos óculos ou de livreto contendo informações técnicas sobre o produto, e deve ser exigido pelo consumidor.

 

O uso de óculos de sol é importante fator de proteção para os olhos. Entretanto, Igor destaca que evitar aglomerações e coçar os olhos, além do uso de lubrificantes oculares, são medidas preventivas. “No momento em que os olhos estiverem afetados deve-se evitar a automedicação e procurar um oftalmologista”, acrescenta.

 

O oftalmologista chama a atenção ainda dos pais para os cuidados com as crianças. Segundo o especialista, em estações mais quentes aumenta a incidência de conjuntivite, principalmente virais.

 

 

Como escolher os óculos de sol adequado

 

 

Se você tem um rosto oval pode considerar-se um sortudo, porque como tem um rosto simétrico, praticamente todos os estilos lhe favorecem! Há apenas uma recomendação a fazer: não escolha modelos muito largos, porque podem sair do rosto, parecendo obviamente inadequados.

 

 

 

 

 

Este rosto tem um terço superior muito grande e o terço inferior pequeno. Para minimizar a largura da parte superior do rosto, tente armações que são mais largas na parte inferior, cores muito claras e materiais e estilos de armação sem aro (que tem um efeito leve e arejado porque as lentes são simplesmente mantidas no lugar por alguns parafusos, sem o material ao redor.

 

 

 

 

 

É um tipo de rosto mais comprido que largo, com linha reta entre as bochechas. Para fazer um rosto oblongo aparecer mais curto e mais equilibrado, tente armações que tem mais profundidade do que largura, com estruturas nas têmporas decorativas ou contrastantes que adicionam largura ao rosto, ou uma ponte baixa para encurtar o nariz.

 

 

 

 

 

Quem tem um rosto redondo deve procurar óculos de sol que dê a ilusão de um rosto mais fino e longo. Prefira armações da mesma largura da sua face ou maior – é permitido que os óculos saiam do rosto, com linhas retas e angulares, para um perfil mais elegante e suave. Esqueça os modelos redondos, porque redondo com redondo não combina.

 

 

 

 

 

Os óculos de sol que mais favorecem este tipo de rosto são as armações curvilíneas, redondas ou ovais, assim como as lentes com corte de nylon (sem armação inferior) para suavizar e definir o rosto.

 

 

 

 

 

 

 

 Rostos em forma de diamante são estreitos na linha do olho e mandíbula, e tem maçãs do rosto largas que podem ser altas e proeminentes. Esta é a forma mais rara de rosto. Para realçar os olhos e suavizar as maçãs do rosto, experimente quadros que tenham linhas de sobrancelhas detalhadas ou distintivas, ou tente molduras sem aro ou formas ovais, além do clássico olho de gato.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

10 dicas imperdíveis de como organizar uma evento de sucesso

August 4, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square